quinta-feira, 5 de maio de 2011

objetivo no curriculo

Este artigo foi extraido do blog - Emprego Virtual -  por se tratar de uma parceira entre o Perdidos e Achados e o blog Emprego Virtual. Como eu já havia postado anteriormente sobre perfil profissional e curriculum, creio que este post pode ajudar voce que está em busca de uma colocação no mercado de trabalho.
 Já tratamos aqui da primeira parte do currículo: dados pessoais. Pois agora vamos para a segunda parte, que deve vir logo abaixo dos seus dados.

O campo "Objetivo" é onde você coloca por qual motivo você está enviando aquele currículo. Obviamente, você envia para conseguir um emprego, mas ainda assim, dentro do documento que você está construindo, o recrutador deve ser qual é o seu foco, o seu objetivo na área profissional. O recrutador tem uma lógica muito simples: ele espera que o objetivo do candidato (que está escrito no currículo do candidato) seja exatamente a mesma coisa que a vaga propõe a oferecer a ele ou, pelo menos, algo bem próximo. Ele não está interessado em um objetivo nobre e idealista, com frases bonitas - ele quer alguém que se encaixe na descrição da vaga, para terminar logo com essa seleção e passar à próxima.

O que ocorre muito por aí é que as pessoas gostam de colocar um texto de umas 3-5 linhas dizendo um monte de baboseira, achando que vai conquistar o o coração de quem lê o currículo. Errado! Hoje em dia não se usa mais a besteira de ficar escrevendo linhas e linhas de quer "atuar de maneira produtiva", "crescer com a empresa", "dividir experiências conquistadas" e assim por diante. Ao criar sua frase para essa seção do currículo, muita gente acha que está abafando… quando na verdade está jogando fora o tempo do recrutador!

Portanto, para terminar, vamos aos certos e errados do campo "Objetivo"!

O que é certo?
  • Ser curto e claro;
  • Dizer em qual cargo quer trabalhar (Exemplo: "Auxiliar administrativo");
  • Se não tem um cargo específico, dizer em qual área quer atuar (Exemplo: "Atuar na área de telecomunicações"/"Atuar nas áreas de informática e telecomunicações");
  • Se estiver em dúvida, pule esta etapa.
O que é errado?
  • Colocar objetivos pessoais da vida;
  • Dizer que quer crescer profissionalmente ou então que deseja dividir experiências ou qualquer outro texto;
  • Escrever de forma generalizada;
  • Dizer que quer atuar "em qualquer área do ramo", ou seja, "atirar para todos os lados". 
Imagine que você, meu caro e esperto leitor desempregado, é um profissional de Recursos Humanos. Você, que tem inúmeras tarefas para fazer, vai perder tempo lendo 100 currículos com a mesma coisa dentro? Vai ler 100 vezes que as pessoas querem "crescer na empresa", "dividir experiências", etc? Então isso realmente dificulta muito o trabalho do recrutador, o que faz com ele ou ela te descarte de imediato.

O campo "objetivo" no seu currículo não é o que vai te garantir uma vaga de emprego, mas sim o que vai te conquistar mais um "ponto" com o recrutador. Se o recrutador tem uma vaga na área de vendas, por exemplo, e você é um promotor de vendas ou então um assistente comercial, então isso faz com o que os olhos do recrutador brilhem! Aí sim ele(a) vai pensar "Vale a pena ler esse currículo até o fim".

Leia também os outros artigos quanto ao assunto: Foco do currículo: Objetivo e Primeiro emprego: Como fica meu "Objetivo" no currículo?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário