quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Em busca de uma recolocação no mercado de trabalho


Quando criei esse blog foi pensando em todas as crises que podemos ter após regressarmos de um País estrangeiro. Muitos conflitos surgem com a mudança, pois a pessoa realmente vivencia um choque cultural.
Nessa podemos incluir principlamente emprego e finanças.
Já escrevi aqui, que um dia parei de brigar com meus caminhos e minha própria história, ja me senti mais achada que perdida, e continuo. O problema ainda pra mim é não conseguir me recolocar no mercado de trabalho.
Passei 6 meses na Inglaterra ano passado e retornei no inicio de 2011.
Eu queria estar aqui, já não me sentia mais fazendo parte daquela terra, embora ame muito aquele lugar.
Hoje me sinto mais feliz aqui, e vejo também que o Brasil está melhorando, oferecendo mais ofertas de trabalho.Pelo menos é o que ouvimos nos noticiários e jornais locais.
Quando voltei pela primeira vez foi no fim de 2007, tive apenas trabalhos temporários e até hoje ainda não consegui me recolocar no mercado de trabalho.
Na verdade penso eu estava muito confiante com toda a experiencia que ganhei lá fora.
Minha formação aqui no Brasil é Psicólogia, mas nos anos em que atuei me dediquei apenas a clinica e algumas acessorias a pré-escolas. Tive uma fase boa de trabalho, e depois percebi que meu ganho foi diminuindo muito, e foi ai que comecei a pensar em mudanças.
Não me arrependo nenhum um pouco, foi uma experiencia e tanto. Tive crescimento profissional, fui desenvolvida, tive excelentes gerentes e pessoas que me ajudaram em minha carreira.
Chego aqui confiante de que teria um bom cargo, pois passei a ser instrutora de treinamento com os cursos que fiz em Londres. Aprendi outra lingua, cheguei a supervisionar restaurante, aprendi a respeitar prioridades em um ambiente de trabalho, e principalmente a valorizar os padrões e regras estabelecidos em uma empresa.
Dessa vez em minha volta, reformulei meu CV, e consegui algumas entrevistas, ainda sem sucesso.
Me preocupo pois vejo o tempo passando e sem respostas.
Tive algumas situações durante entrevistas que me chamaram atenção. Uma foi o despreparo de uma empresa durante sua seleção, divulgaram a vaga no jornal, aliás varias vagas (secretária bilingue, auxiliar administratvo, auxiliar comercial, e RH), e eu enviei meu CV para uma das vagas. Me chamaram pra entrevista, chegando lá, os  entrevistadores com 30 minutos de atraso, 3 pessoas para em entrevistar, e o que eles queriam era uma pessoa que cobrisse todas as funções anunciadas.  Muito perdidos em sua seleção. Na hora pensei em ajudar, mas vi que não seria recompensada por isso. A entrevista levou 1 hora e 30 minutos. Com o passar da entrevista, pensei, sou mais achada que perdida, não quero trabalhar aqui! E um dos entrevistadores ainda comenta: "estamos aqui para ser entrevistados e não para entrevistar".
A outra situação, foi em uma agencia de recrutamento e seleção, já na segunda fase da seleção, para uma empresa grande que vai se instalar em Londrina. 
Tem feito muito calor aqui, e simplesmente, colocaram 10 candidatos e mais duas selecionadoras numa sala, fechada, com janela fechada, e sem ventilação e sem água, durante 3 horas e 30 minutos e de vez em quando a selecionadora bebia sua garrafinha de água.
Já na ultima fase da dinamica eu passava mal, já nã raciocinava mais, pessoas suando, enxugando o suor, já nem entendiamos mais o comando da recrutadora, e quando comentamos com ela sobre a atividade, ainda esnobou, "nossa voces levaram 15 minutos pra chegar a essa conculsão?"
Isso me revoltou tanto, sai de la frustrada e sabia, não tinha conseguido.MAs pensei, se ela age assim, isto é uma cultura interna que ela aprendeu e apenas está devolvendo aos candidatos.
Hoje já penso em ter algum trabalho, mesmo que não seja em minha área, e mudar de carreira, encontrar algo que eu goste de fazer, na verdade já tenho algumas opções, mas devo somar à minha experiencia a um  curso técnico e quem sabe abrir meu proprio negócio.
Mas desanimar, JAMAIS!
Caso voce seja um recrutador, de uma olhada em minha outra pagina aqui mesmo no blog que se chama: o que já andei fazendo.Se voce estiver seguindo este blog ou simplesmente caiu aqui, me deixe sua opinião.


Nenhum comentário:

Postar um comentário