domingo, 10 de abril de 2011

sobre se perder


No sentido de levar alguns sustos, tropeções, pancadas da vida.
Esta semana creio que para o brasileiro considerado gente, foi dificil, triste.
Choramos com as familias do Rio de Janeiro. Estamos na torcida e desejando que eles fiquem bem, sejam fortes. Que Deus traga o consolo!
Fica dificil levantar. Eu to me sentindo perdida! Fiquei triste, chorei e oro por eles.
Nesta semana que passou também estive com minha mãe recordando meu pai que hoje completa 1 ano de sua partida. Muitas lembranças, fotos, conversas, lembrando onde estávamos há um ano atrás...
Ontem também passei por uma situação muito desagradável, mas com gente viva! 
O pior é ser maltratada por pessoas que são beneficiadas por minha familia, e estão vinculadas a nós, mas se excluem e nessa de se excluir pensam que podem tratar as pessoas mal, desconsiderar.
Eu ainda nãe sei bem em nome do que não reagi, talvez em nome de uma educação rígida, me calei e me retirei sem me defender. Parece que elas saem vitoriosas, mas sei que lá na frente elas vão sofrer as consequencias disso.Ontem pareceram vitoriosas, mas suas atitudes já são de perdedoras, pois precisam ferir um outro, sem considerar para poder se sentir.
O que vale hoje é estar bem comigo mesma. Outro dia assisti na TV uma profissional da saúde mental dizer que os desgates humanos, as brigas, descargas de raiva trazem um maleficio enorme as pessoas que explodem ou manifestam esses sentimentos.
Eu lembrei deste documentário na hora, mas eu tremia e chorava e era raiva.
Precisei conversar com alguém de minha familia e saber como agir, e uma de minhas irmãs me segurou e atendi a seu conselho. Permaneci quieta. Quis ler algo sobre, cheguei a colocar uma pesquisa em minha página no facebook pedindo a opinião das pessoas frente a pessoas mal educadas, não obtive muitas respostas, mas as que recebi me ajudaram a ver que estou numa posição superior. O silencio e a retirada.
Dale Carnegie diz " A única forma de vencer uma discussão é evitá-la."
Creio que me senti perdida ontem por todas as coisas que aconteceram nessa semana. Da um sentimento de "estamos perdidos". E ai pela desorganização interna não consegui escrever e nem pensar. Escrever me ajuda muito! Alias a escrita é um fator organizador.
Quis pensar no meu pai e lembrar de coisas boas, tentei me concentrar em minha nova fase da vida, lembrei demais da minha infancia, fui buscar lá no passado, não através de fotos, mas de minhas memórias, aonde estive, e quando eu encontrei a menininha que fui, talvez o mais longe que consegui ir foi aos meus 4 anos e aí vim viajando com ela por essa minha vida e vi que tenho meus valores e que momentos dificies como esse que se sucederam nesta semana fazem parte de nossas vidas.
Lidar com gente ruim também faz parte da vida, mas somos mais fortes do que eles. Embora algumas vezes quando nos deparamos com situações como essa nos causem um mal estar, nos sentimos pra baixo, como derrotados, pois somos impedidos seja por uma educação, situação, ou até mesmo a força que temos de não ir em frente em discussões desnecessárias e não nos colocar na mesma situação da provacação. Só isso já é muito forte, é ser muito forte! É o famoso "não dar corda" a eles, pois é isso que querem pois tem baixa estima, precisam provar que são fortes através de grosserias e ainda acham que isso é bonitinho e chique! O que dizer a pessoas assim?! Nada, pois não vão entender, não tem bagagem emocional para tanto, não tem boas referencias para se espelhar. Só ai eles já são perdedores. Aliás posso até dizer mais perdidos que achados! E nós que já nos encontramos, que sabemos quem somos, sempre temos saida, enquanto eles para se encontrar, se um dia isso acontecer, vão precisar reconhecer que erraram, e aí tem um preço, e muitas vezes alto, pois arcar com as consequencias de atos muitas vezes impensados...
Para nós que sofremos algum tipo de agressão seja ela física ou verbal, o importante nessa hora é manter o foco, naquilo que voce, eu somos, em nossas referencias e objetivos e principalmente em nosso bem estar. Nos permitamos a chorar, ter raiva, mas sem explosões.
Ontem na hora de minha raiva, tentei segurar o choro, mas na hora pensei, segurar pra que? Essa é uma maneira de meu corpo expelir esse sentimento ruim, me reservei, passei o dia pensando e hoje um pouco melhor, triste ainda, mas melhor...começo a me reorganizar.

"Se a gente cresce com os golpes duros da vida,
também podemos crescer com os toques suaves da alma."
 Cora Coralina 

3 comentários:

  1. Querida Lia, bom dia!!

    Cheguei aqui para conhecer seu blog e fiquei encantada com tantos textos de tão boa qualidade!!!

    Voltarei com mais calma... parabéns pelo belíssimo trabalho!!!

    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Lia.
    Sonhei que Lia seu blog., e que esquecia todas as injustiça. Sugestão troque de foto, coloque uma para e vêr este rosto jovial.
    aquele abraçooooooooooooooooooooooooooo00000

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog ja estou seguindo abraços
    http://blogandodemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir