quarta-feira, 3 de junho de 2009

Perdidos & Achados


Ola,
Este espaço esta sendo criado para dividir com vocês as ansiedades que um ser humano passa depois de viver por um tempo fora de seu Pais de origem.
Minha experiencia pessoal me leva hoje a querer compartilhar e quem sabe ajudar a voces que hoje passam pela mesma situaçao.
Apos quase 8 anos vivendo na Inglaterra de volta ao Brasil por nao conseguir renovar meu visto de estudante, regressei ao Brasil e de cara - nao eh aqui que quero ficar!
Barreiras que encontramos, amigos ja nao sao mais os mesmos, trabalho entao, dificil! Nao nos enquadramos em nada. De volta a cultura brasileira. Enquanto sonhamos estar em outro lugar. De repente ja nao nos sentimos parte de la e nem daqui. E ai o que fazer?
Sintomas: insonia ou sono demais, fome excessiva, crises de nervosismo, irritabilidade, ganho de peso em pouco tempo, falta de perspectiva, batimentos cardiacos alterados... e por ai vai.
Se voce esta se sentindo assim, por favor entre em contato, vamos falar sobre isso.
Vamos montar uma comunidade e vamos nos ajudar.
Estou esperando voce.
abraço
Lia

2 comentários:

  1. Lia querida:
    Eu que fiquei bem menos que 8 anos fora senti exatamente o que você descreveu...é como se eu não coubesse mais nem lá nem aqui, muito estranho. Passei também pela fase de querer só dormir e engordar e hoje luto contra isso rsrsrs.
    Morar fora é uma experiência única e especial, mas muda tudo em nossas vidas e a gente só consegue enxergar isso depois que tentamos voltar ao nosso país de origem pois é como se não desse mais para ser "do jeito que já foi um dia". Mas são experiências que vamos somando e Deus usa cada uma delas para nos ensinar a depender Dele em tudo e em qualquer lugar.
    Não é fácil, mas é possível!
    Beijos
    Karla

    ResponderExcluir
  2. Querida Lia,

    Creio que essa já essa uma rotina para todas as pessoas que saem para morar fora e depois têm de voltar ao país de origem. Eu imagino que deva ser como querer calçar um sapato 36, quando o seu pé já cresceu e só aceita 38, isto é, não cabe mais e você tem de viver meio/muito "apertado". Diga-se de passagem, apertado em todos os sentidos, principalmente o financeiro. No Brasil, as opções de trabalhos são muito restritas e, geralmente, quem consegue nem sempre é o melhor capacitado. Tenho uma amiga que está passando pelo mesmo problema, inclusive sou sua professora particular de Português. Sim, ela ficou onze anos fora e agora está tendo muitas dificuldades com a língua materna.Olhando para trás,para comparar o ontem e o hoje, ela também está encontrando muitas dificuldades para sua readaptação. Às vezes, até se arrepende por ter morado no exterior, em face da quase nula possibilidade de emprego e reconhecimento aqui. A fila já estava andando (com muita dificuldade, vagarosamente) para quem não saiu daqui, imagina para quem teve que involuntariamente (re)construir sua vida "do zero" em seu próprio país? Vai em frente, amiga, pois há de existir alguém que venha a reconhecer a sua competência profissional mais cedo ou mais tarde. Como diz o ditado popular: "Uma porta se fecha e outras tantas se abrem". Não adianta revoltar-se, há que se buscar saídas. Melhor agir com a razão, pensar em fazer algo que você goste e que pela seu profissionalismo possa ser vista. Beijo grande! Tânia

    ResponderExcluir